Fisioterapia Aquática

O s benefícios terapêuticos da água podem ser relacionados aos efeitos físicos da água. Por exemplo: a temperatura que fica entre 33, 34, 35 graus leva a um aquecimento por igual das articulações do corpo, e isso faz com que pessoas que tenham dores articulares e mesmo musculares de sobrecarga, se sintam beneficiadas, diminuindo a sobrecarga nas articulações e nos músculos. A água também tem um princípio físico que é a viscosidade, que gera uma resistência. Na RNA trabalhamos movimentos de resistência com o paciente sem precisar colocar peso, e com isso melhorarmos a capacidade do paciente em fazer as atividades, criando resistência a fadiga. A água tem uma propriedade chamada pressão hidrostática, que é a pressão da água sobre o corpo, ela age como um abraço na articulação, no músculo, fazendo diminuir por exemplo um edema. A água tem ainda um efeito lúdico, que proporciona um ambiente agradável. A ideia é fazer do tratamento de um paciente crônico, um tratamento gostoso todos os dias.

O foco da fisioterapia aquática na Clínica RNA é promover ao paciente um novo ambiente, onde suas capacidades são utilizadas para um pronto restabelecimento funcional.

São primariamente atendidas em nossa clínica:

icone_sist_nervoso
Doenças do sistema nervoso central e periférico e neuromusculares.
icone_demencia
Quadros demenciais.
icone_dor
Quadros de dor.
icone_equilibrio
Alterações de equilíbrio e propriocepção.

A Fisioterapia aquática nas doenças neuromusculares, particularmente, têm em comum uma evolução com piora progressiva, causando cada vez maior limitação de tarefas simples. Por estas razões, há a necessidade de se criar formas alternativas de terapia, com o objetivo de melhora de qualidade de vida, especialmente para os pacientes gravemente afetados. A fisioterapia aquática, realizada em piscina aquecida, tem ganhado, progressivamente, vários adeptos, pois proporciona a possibilidade de realização de atividade física, muitas vezes impossível de se realizar fora da água. Pacientes severamente incapacitados fora da água são notavelmente móveis na piscina.

Os benefícios da fisioterapia aquática para estes pacientes são muitos e estão relacionados com os efeitos terapêuticos e psicológicos que qualquer terapia na água pode oferecer. Dentre estes benefícios é importante observar e compreender a relação dos princípios físicos e hidrodinâmicos, assim como os efeitos fisiológicos que a água aquecida pode oferecer. Dentre estes benefícios os mais importantes são: Alívio de dor, Facilidade ao realizar movimentos e reeducação de atividades funcionais, Manutenção ou aumento das amplitudes de movimento: Fortalecimento muscular, Capacidade respiratória, Capacidade cardiovascular, Melhora da consciência corporal, equilíbrio e coordenação, Relaxamento e Integração social.