Fisioterapia Motora

A essência da reabilitação está na restauração da atividade funcional. Para alcançar esse resultado a clínica RNA desenvolve um trabalho amplo e coeso com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais e médicos.

A reabilitação tem como objetivo a melhorada da aptidão miofuncional e facilitação à execução das atividades de vida diária, com qualidade mais digna. Para isto, a clínica oferece duas formas de atendimento: atendimento individual e em grupo. Além disso, para maior comodidade dos pacientes com maior dependência funcional, oferecemos um atendimento especializado, realizado na residência do paciente onde utilizamos técnicas atualizadas e recursos necessários para uma reabilitação adequada e completa.

Bobath

O tratamento é embasado no conceito neuroevolutivo (Bobath), desenvolvido para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor e aprendizado dos pacientes com alterações neurológicas, o qual é utilizado pelos profissionais da fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia em conjunto. Este conceito é utilizado como pré-requisito para algumas outras técnicas, dentre elas o Pediasuit.

Kabat

O Método Kabat, é uma filosofia de tratamento que envolve músculos e sistema nervoso, com grande uso dos receptores sensoriais que informam sobre o movimento e posicionamento corporal. A partir disso temos um enfoque terapêutico sempre positivo, com uma abordagem global e buscando facilitar o paciente a alcançar seu mais alto nível funcional.

Objetivos: Aumentar a histamina do paciente e evitar a fadiga; Ajudar o paciente a obter coordenação motora e sincronismo; Aumentar a habilidade do paciente em mover-se e permanecer estável.

Atendimento individual

O atendimento individual é realizado com um paciente e um fisioterapeuta. Esta forma é indicada aos pacientes que necessitam de um suporte maior e maior atenção do fisioterapeuta.

A terapia estruturada de forma individual, respeitando as limitações de cada paciente, proporciona um direcionamento de atividades específicas que objetivam a melhora do quadro clínico e qualidade de vida.

Nesta forma de terapia, o paciente recebe o tratamento com exercícios direcionados a quadros restritivos ou obstrutivos, sempre orientados pelo fisioterapeuta.

Com um atendimento individualizado, o paciente possui um contato maior com o Fisioterapeuta, criando um vínculo Terapeuta X Paciente, o que é excelente e propicia um fator psicológico importante para o seu processo de reabilitação.

Atendimento em grupo

O atendimento em grupo é direcionado para aqueles pacientes que possuem um grau de independência razoável e preferem fazer sua terapia respiratória em conjunto com outras pessoas.

O grupo é composto por pacientes que após uma avaliação, onde são analisados o grau de independência do paciente e similaridade de seu quadro clínico, na maioria das vezes os grupos são compostos por pacientes com a mesma patologia, ou com a mesma limitação.

Nesta forma de terapia, os pacientes recebem tratamentos direcionados com exercícios orientados pelo Fisioterapeuta, tanto ativos quanto passivos, sendo possível, que os pacientes sejam convidados a realizar toques um nos outros, favorecendo a integração e a socialização dos mesmos. Com um atendimento em grupo, os pacientes vivenciam a integração social com outros que possuem a mesma limitação, ou mais, trocam experiências e com certeza melhoram a sua qualidade de vida, favorecendo o processo de reabilitação.

Com a Fisioterapia Motora muitos pacientes conseguem fortalecimento muscular, recuperação de movimentos que não tinham antes, como levantar do chão, levantar o braço, melhorando o condicionamento físico, melhorando a execução das atividades de vida diária, como levantar um copo, pentear o cabelo, subir uma escada com segurança, andar com mais segurança e firmeza no chão. Melhora a qualidade de vida no geral.

A recuperação de movimentos e a manutenção de força muscular, são funções da fisioterapia motora, assim, pacientes com doenças neuro-degenerativas conseguem manter a rotina, o que é fundamental.