Horário de atendimento:
de segunda à sexta feira das 8:00hs às 20:00hs
Sábado das 8:00hs às 13:00hs
Cel: (11) 98123-0800 | Fixo: (11) 2532-0272
Facebook
Instagram
Youtube
Avenida Onze de Junho n° 1380 - Vila Clementino
São Paulo - SP - Cep: 04041-001

Fisioterapia Aquática

RNA oferece tratamento Fisioterapia Aquática aos pacientes.

Os benefícios terapêuticos da água podem ser relacionados aos efeitos físicos da água. Por exemplo: a temperatura que fica entre 33, 34, 35 graus leva a um aquecimento por igual das articulações do corpo, e isso faz com que pessoas que tenham dores articulares e mesmo musculares de sobrecarga, se sintam beneficiadas, diminuindo a sobrecarga nas articulações e nos músculos. A água também tem um princípio físico que é a viscosidade, que gera uma resistência. Na RNA trabalhamos movimentos de resistência com o paciente sem precisar colocar peso, e com isso melhorarmos a capacidade do paciente em fazer as atividades, criando resistência a fadiga. A água tem uma propriedade chamada pressão hidrostática, que é a pressão da água sobre o corpo, ela age como um abraço na articulação, no músculo, fazendo diminuir por exemplo um edema. A água tem ainda um efeito lúdico, que proporciona um ambiente agradável. A ideia é fazer do tratamento de um paciente crônico, um tratamento gostoso todos os dias.

O foco da fisioterapia aquática na Clínica RNA é promover ao paciente um novo ambiente, onde suas capacidades são utilizadas para um pronto restabelecimento funcional.

São primariamente atendidas em nossa clínica:

- Doenças do sistema nervoso central e periférico e neuromusculares.
- Quadros demenciais.
- Quadros de dor.
- Alterações de equilíbrio e propriocepção.

Para isto, a clínica RNA conta com duas formas de atendimento:

O atendimento individual é realizado com um paciente e um fisioterapeuta. Esta forma é indicada para os pacientes que necessitam de um suporte maior e maior atenção do fisioterapeuta.
A terapia estruturada de forma individual, respeitando as limitações de cada paciente, proporciona um direcionamento de atividades específicas que objetivam a melhora do quadro clínico do paciente e sua qualidade de vida.
Nesta forma de terapia, o paciente recebe o tratamento com exercícios direcionados a quadros restritivos ou obstrutivos, sempre orientados pelo fisioterapeuta.
Com um atendimento individualizado, o paciente possui um contato maior com o Fisioterapeuta, criando um vínculo Terapeuta X Paciente excelente o que propicia um fator psicológico importante para o seu processo de reabilitação.

O atendimento em grupo é direcionado para aqueles pacientes que possuem um grau de independência razoável e preferem fazer sua terapia respiratória em conjunto com outras pessoas.
O grupo é composto de pacientes que após uma avaliação é enquadrado pelo Fisioterapeuta como apto a realização de exercícios em grupo, tanto pela independência, quanto pela similaridade de seu quadro clínico. Na maioria das vezes os grupos são compostos pelos pacientes com a mesma patologia, ou com a mesma limitação.
Nesta forma de terapia, os pacientes recebem tratamentos direcionados com exercícios orientados pelo Fisioterapeuta, tanto ativos, quanto passivos, sendo possível, que os pacientes sejam convidados a realizar toques um nos outros, favorecendo a integração e a socialização dos mesmos.
Com um atendimento em grupo, o pacientes vivenciam a integração social com outros que possuem a mesma limitação, ou mais, trocam experiências e com certeza melhoram a sua qualidade de vida, favorecendo o processo de reabilitação.