Fonoaudiologia

A RNA realiza atendimento fonoaudiológico especializado em reabilitação neurológica:

• Avaliação.
  • Diagnóstico especializado.
  • Orientação.
  • Avaliação.
  • Diagnóstico especializado.
  • Orientação.

Indicações - Atua com patologias neurológicas:

• Acidente vascular cerebral.
  • Traumatismo crânio encefálico.
  • Doença de Parkinson.
  • Alzheimer (demências).
  • Doenças neuromusculares (Esclerose Lateral Amiotrófica/ Síndrome Pós Pólio/ Síndrome de Guillain - Barré/ Miastenia/ Miopatias).
  • Ataxias Cerebelares.
  • Paralisia Facial.
  • Ronco e Apnéia.

Tratamento:

Terapia para distúrbios nas funções orofaciais, de deglutição (disfagia), de mastigação, de respiração, de fala (disartrias e apraxias), de voz (disfonia),de linguagem (afasias) e de distúrbios cognitivos (quadros demenciais), desde os primeiros sintomas até as fases mais tardias em doenças que afetam o sistema nervoso.

Realiza atendimento interdisciplinar para retirada e indicação de vias alternativas de alimentação, processo de decanulação e adaptação de válvula de fala, exercícios respiratórios para fonação e coordenação respiração-deglutição em pacientes com ventilação não invasiva e invasiva.

Comunicação e Linguagem

A Fonoaudiologia é responsável pela promoção, prevenção, avaliação/diagnóstico, orientação e terapia dos distúrbios de linguagem oral, escrita, voz e motricidade oral.

Nos quadros neurológicos, tem por objetivo melhorar a capacidade de comunicação, e o desempenho das funções orais, possibilitando desta forma uma melhor qualidade de vida.

Disfagia

Disfagia é o nome dado a alteração da função da deglutição, advinda de uma doença de base.

O objetivo da terapia fonoaudiológica é buscar uma boa qualidade de vida ao paciente, seja através de modificações dietéticas, adaptação de manobras e terapias facilitadoras da deglutição.