Nossa história

A RNA é a realização de um sonho profissional e de uma amizade entre as fisioterapeutas Ms. Erika Christina Gouveia e Dra. Tatiana Mesquita e Silva , que se conheceram em 2003, durante especialização realizada em Hidroterapia para Doenças Neuromusculares na UNIFESP-EPM. A amizade, a parceria e o amor à reabilitação neurológica, resultaram na abertura da clínica.

A Clínica RNA - Reabilitação Neurológica & Aquática foi inaugurada no dia 23/04/2010. Ao longo desses 8 anos de atendimento a equipe foi sendo cuidadosamente composta. Hoje a RNA conta com um quadro clínico formado por profissionais altamente capacitados e oferece atendimento multidisciplinar em 10 especialidades de tratamento em reabilitação.

A influência que se transformou em paixão pela Reabilitação Neurológica é proveniente de profissionais renomados. Esta especialidade se tornou fonte de trabalhos, assistências, ensino e pesquisas.

A Fisioterapeuta Ms. Erika Christina teve vários mestres, dentre eles, na UNIFESP-EPM, a Dra. Marcia Cristina Bauer Cunha, primeira fisioterapeuta a pesquisar a eficácia do tratamento em piscina terapêutica em pacientes com doenças neuromusculares no Brasil, com experiência internacional na área e o Dr. Beny Schmidt, médico patologista neuromuscular, fundador do Setor de Doenças Neuromusculares da UNIFESP-EPM.

Ela realizou seu mestrado na USP com Amiotrofia Espinal do Tipo I, ao lado de profissionais pesquisadores, como a Dra. Umbertina Conti Reed e Dra. Maria Joaquina Marques-Dias.

Já a Fisioterapeuta Dra. Tatiana Mesquita teve como o Dr. Acary Souza Bulle Oliveira, médico neurologista e chefe do setor de Doenças Neuromusculares da UNIFESP-EPM.

Ela teve sua carreira consolidada na UNIFESP-EPM, sendo fisioterapeuta do ambulatório de Síndrome Pós-Poliomielite (SPP) por 8 anos e foi Presidente da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABRELA) de 2010 à 2013, além de ter feito sua pós-graduação, mestrado e doutorado, orientada pelo Dr. Acary Souza Bulle Oliveira, na área das Doenças do Neurônio Motor (DNM).

Após esse período, elas decidiram unificar a bagagem adquirida para disponibilizar um serviço de reabilitação neurológica especializado para os pacientes com doenças neurológicas, neuromusculares e para pacientes com necessidades especiais.

Há mais de 8 anos tratando pacientes de forma especializada, a RNA (Clínica de Reabilitação Neurológica & Aquática) não é apenas um ambiente de atendimento, mas um espaço para ensino e pesquisa, onde a equipe compartilha suas vivências com outros profissionais e pacientes, contribuindo para a cientificidade das Doenças Neurológicas e da Fisioterapia Neurológica.

Para nós, cada paciente representa uma história singular, nos ensinando a tratar cada indivíduo em suas particularidades. Assim, acreditamos que além de acompanhar os avanços científicos da reabilitação neurológica, conhecer cada história e cada paciente faz de nós profissionais melhores.

Tatiana Mesquita e Erika Gouveia