Especialidades

N ossa abordagem é baseada em evidências e cientificidade, o que nos permitiu desenvolver o Método RNA de Reabilitação, com programas altamente personalizados que agregam valor na recuperação da Qualidade de Vida de nossos pacientes e seus familiares, garantindo que as necessidades de cada paciente sejam atendidas com perícia, compaixão e respeito!

A RNA oferece serviços nas áreas de:

Equoterapia

A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

A equoterapia é uma ótima opção terapêutica principalmente para crianças com necessidades especiais, pois os exercícios realizados no cavalo alteram a resposta do sistema nervoso central e permite melhora na postura e na percepção do movimento. Os principais benefícios da hipoterapia são:

• Desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo;
  • Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;
  • Melhora da postura e do equilíbrio;
  • Aumenta a autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar;
  • Melhora o tônus muscular;
  • Permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.

Além disso, a equoterapia faz com que a pessoa se torne mais sociável, facilitando o processo de integração nos grupos, o que é muito importante.

A Fisioterapia aquática nas doenças neuromusculares traz muitos benefícios. Eles estão relacionados com os efeitos terapêuticos e psicológicos que qualquer terapia na água pode oferecer. É importante observar e compreender a relação dos princípios físicos e hidrodinâmicos, assim como os efeitos fisiológicos que a água aquecida pode oferecer. Dentre estes benefícios os mais importantes são: Alívio de dor, Facilidade ao realizar movimentos e reeducação de atividades funcionais, Manutenção ou aumento das amplitudes de movimento: Fortalecimento muscular, Capacidade respiratória, Capacidade cardiovascular, Melhora da consciência corporal, equilíbrio e coordenação, Relaxamento e Integração social.

Fisioterapia Aquática para crianças

A fisioterapia aquática é um tipo de terapia divertido e envolvente que utiliza as propriedades da água para obter ganhos terapêuticos que podem ser difíceis demais para uma criança obter através da terapia terrestre.

Os ganhos terapêuticos da fisioterapia aquática incluem, entre outros, a normalização do tônus muscular, melhorias na força, equilíbrio, amplitude de movimento, resistência cardiovascular e circulação. A terapia aquática também pode ser benéfica para a autorregulação e processamento sensorial.

Tem como objetivo de otimizar as funções motoras do paciente, lentificando as contraturas, deformidades, encurtamentos musculares, pressão por longos tempos em decúbitos, compressões nervosas, maximizando a força muscular e a independência para as atividades de vida diária do paciente.

Trabalha os exercícios que previnem, tratam e, em muitos casos no mínimo, estabilizam a condição respiratória do paciente. A terapia respiratória envolve avaliação respiratória, cinesioterapia respiratória, reeducação funcional respiratória, adaptação de ventilação mecânica invasiva e não invasiva, além de treinamento muscular respiratório. A atenção é focada principalmente aos pacientes com doenças neurológicas e neuromusculares, melhorando toda a condição pulmonar, todo o nível de oxigenação do indivíduo, toda a reexpansão pulmonar.

Terapia para distúrbios nas funções orofaciais, de deglutição (disfagia), de mastigação, de respiração, de fala (disartrias e apraxias), de voz (disfonia),de linguagem (afasias) e de distúrbios cognitivos (quadros demenciais), desde os primeiros sintomas até as fases mais tardias em doenças que afetam o sistema nervoso.

Aba

O que é o Método ABA?

A análise do comportamento aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês) é uma abordagem da psicologia que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo. As técnicas de modificação comportamental têm se mostrado bastante eficazes no tratamento, principalmente em casos mais graves de autismo.

Os estudos têm mostrado que cerca de 80% dos casos de TEA (Autismo) submetidos a intervenções baseadas em ABA mostram boa ou excelente evolução. Isso quer dizer que essas pessoas suprem significativamente seus déficits e reduzem comportamento-problema a ponto de funcionarem nos diferentes âmbitos sociais com pouca ou (ou até nenhuma) ajuda.

A fonoaudiologia é uma das áreas mais importantes no Tratamento da criança autista, porque ela é a área de estudo que se dedica ao desenvolvimento da comunicação, da linguagem e das habilidades de aprendizagem da criança.

Na intervenção fonoaudiológica existem muitas ferramentas e estímulos positivos, que podem ser utilizados com a Análise do Comportamento aplicada, para alcançar ótimos resultados no desenvolvimento da linguagem e comunicação da criança.

Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, nos indivíduos, com o objetivo de otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais e intelectuais.

Nos programas de rebilitação os pacientes vem apresentando melhora significante em diversos aspectos:

• Equilíbrio
  • Marcha.
  • Mobilidade.
  • Qualidade de vida.

A musicoterapia tem sido muito utilizada para estimular o desenvolvimento de crianças com problemas neurológicos, haja vista que melhora a capacidade de aprendizagem!

Nutricao

Com uma avaliação individualizada do estado nutricional do paciente é possível identificar e corrigir uma dieta inadequada e melhorar a qualidade de vida, diminuindo o risco de doenças.

É extremamente importante para os pacientes com doenças neuromusculares, serem acompanhados por um nutricionista. Em alguns casos há perda de peso muito fácil, para outras doenças, há uma facilidade em ganho de peso, assim, o acompanhamento nutricional é indicado a todos.

Não se pode reduzir o atendimento aos pacientes com doenças neurológicas, neuromusculares somente aos aspectos relacionados à lesão, pois além dos aspectos das perdas cerebrais, motoras e cognitivas, ela também abrange uma experiência subjetiva e até traumática. Pois existem perdas a serem elaboradas, a necessidade de uma mudança no estilo de vida, reaprender funções básicas, convívio com a família. Tais aspectos apresentam-se profundamente interligados. Por isso a necessidade de um atendimento psicológico que privilegie a relação do sujeito com sua doença e todas as suas conseqüências, sem negligenciar os aspectos fisiológicos e cognitivos existentes.

Aba

O que é o Método ABA?

A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem. As doenças neurológicas e neuromusculares causam em sua grande maioria déficit cognitivo por isso a importância da psicopedagogia como auxiliar na reabilitação e melhora de qualidade de vida desses pacientes e familiares.

Tem como objetivo promover a independência funcional do indivíduo em sua rotina diária, proporcionando qualidade de vida e suprindo as necessidades individuais específicas. A importância da TO pode ser resumida em uma palavra: independência. A pessoa volta a ter independência para se vestir, para fazer suas atividades sozinho, e isso é muito importante. O foco da TO é estimular a independência e autonomia nas atividades básicas diárias tanto de autocuidado, como atividades instrumentais (cozinhar, varrer, dirigir), no trabalho, na escola ou atividades de lazer.

Therasuit

O Método TheraSuit vem se destacando como um recurso na reabilitação de crianças e adultos com desordens neuromotoras como a Paralisia Cerebral, Atraso de desenvolvimento motor, Traumatismo cranioencefálico, Trama raquimedular, Acidente vascular encefálico, Ataxia e atetose, Espasticidade, Hipotonia, Outras desordens ou síndromes.

TheraSuit é um protocolo de terapia inovadora, intensiva, criado por um casal de Fisioterapeutas, Izabela e Richard Koscielny, que através de muitos estudos científicos foram moldando um Método capaz de atender pacientes com desordens neuromotoras. O protocolo utiliza equipamentos e técnicas especializadas, como a Gaiola, que é a Unidade de Exercícios Universais, e uma veste especial, que é uma órtese dinâmica chamada TheraSuit.

A órtese dinâmica, TheraSuit, alinha o corpo o mais próximo possível do normal, desempenhando um papel crucial no alinhamento postural, na função sensorial e vestibular. A veste consiste em um colete, um short, joelheiras, um capacete, e o tênis, que são interligados através de elásticos, esses elásticos farão o papel dos músculos que precisam ser ativados.

Para mais informações entre em contato. Fone: (11) 2532 0272