Registro Crefito: 3/7070-SP - Tel (11) 2532-0272 e WhatsApp (11) 98123-0800

img-transparent.gif

Síndrome Pós Pólio (SPP)
 

O que é síndrome pós-pólio?

A síndrome pós-pólio é uma condição que afeta os sobreviventes da poliomielite décadas após a doença aguda da poliomielite. Os principais sintomas são dor, fadiga e fraqueza. Uma nova fraqueza é considerada a marca registrada da síndrome pós-pólio. Menos comumente, os sobreviventes podem ter novos problemas de sono / respiração / deglutição e alguns sobreviventes também podem sofrer atrofia muscular ou perda de massa muscular.

 

Critérios para Diagnóstico

Os critérios para o diagnóstico da síndrome pós-pólio evoluíram nos últimos 20 anos. O Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame (NINDS) dos Estados Unidos lista os seguintes critérios para o diagnóstico da síndrome pós-pólio:

 

Critério 1:

Poliomielite paralítica prévia com evidência de perda do neurônio motor, conforme confirmado pela história da doença paralítica aguda, sinais de fraqueza residual e atrofia dos músculos no exame neuromuscular e sinais de lesão nervosa na eletromiografia (EMG). Raramente, as pessoas têm poliomielite paralítica subclínica, descrita como uma perda de neurônios motores durante a poliomielite aguda, mas sem déficit óbvio. Essa pólio anterior agora precisa ser confirmada com um EMG. Além disso, uma história relatada de pólio não paralítica pode ser imprecisa.

 

Critério 2:

Um período de recuperação funcional parcial ou completa após poliomielite paralítica aguda, seguido por um intervalo (geralmente 15 anos ou mais) de função neuromuscular estável.

 

Critério 3:

Início gradual de nova fraqueza muscular progressiva e persistente ou fadigabilidade muscular anormal (resistência diminuída), com ou sem fadiga generalizada, atrofia muscular ou dores musculares e articulares. O início às vezes pode ocorrer após um trauma, cirurgia ou um período de inatividade e pode parecer súbito. Menos comumente, os sintomas atribuídos a SPP incluem novos problemas de respiração ou deglutição.

 

Critério 4:

Sintomas que persistem por pelo menos um ano.

 

Critério 5:

Exclusão de outros problemas neuromusculares, médicos e ortopédicos como causas dos sintomas.

Recomenda-se que todos os sobreviventes da pólio recebam avaliações médicas básicas consistentes. Se os sintomas de um sobrevivente não forem explicados e aliviados por abordagens médicas gerais e os sintomas persistirem ou piorarem, um encaminhamento é necessário. 

 

Em muitos países, um fisiatra (especialista em medicina física e reabilitação) ou um neurologista pode realizar uma avaliação neuromuscular para estabelecer um diagnóstico e recomendar um plano de tratamento. 

 

Em outros países, um ortopedista, um especialista no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, é normalmente o médico que trata os sobreviventes da poliomielite. 

 

Como não há cura para a síndrome pós-pólio, os profissionais de saúde recomendam um plano de tratamento projetado especificamente para o sobrevivente da pólio!

 

Tratamento

O plano pode incluir uma variedade de recomendações. A lista abaixo menciona apenas alguns.

 

- órtese para apoiar músculos fracos e / ou articulações sobrecarregadas e esticadas;

- uso de bengalas e muletas para aliviar o peso nos membros fracos e para prevenir quedas;

- sapatos personalizados para lidar com comprimentos de pernas desiguais, que podem ser a causa de dores nas costas e requerem energia extra para andar;

- uso de cadeiras de rodas ou scooters motorizadas para longa distância;

- recomendação de perda de peso;

- recomendação de exercícios selecionados específicos para evitar fraqueza por desuso e fraqueza por uso excessivo;

- uso de uma máquina de respiração à noite para tratar a suberventilação.

 

Sobreviventes da pólio podem ajudar a si próprios "ouvindo" seus corpos e controlando suas atividades. Com o tempo, os sobreviventes podem aprender quando parar antes de ficarem muito cansados. Muitos sobreviventes relatam se sentirem melhor depois de adaptar dispositivos assistivos e "desacelerar" intercalando atividades com breves períodos de descanso.

 

O que causa a síndrome pós-pólio? 

Nos primeiros anos, especulou-se que a causa poderia ser uma "recorrência" da poliomielite ou reativação do poliovírus, o que não é o caso. A teoria geralmente aceita é que ocorreu uma degeneração das células nervosas (neurônios) durante a poliomielite aguda. Durante a infecção aguda de poliomielite, a célula nervosa é invadida pelo vírus da poliomielite.

 

A destruição das células nervosas infectadas resulta na falta de fornecimento de nervos aos músculos. Se esse processo ocorrer em uma escala grande o suficiente, pode resultar na perda da função muscular e pode causar fraqueza ou paralisia.

 

Imediatamente após a pólio paralítica, as células nervosas motoras sobreviventes no tronco cerebral e na medula espinhal estendem novos ramos para reconectar a célula nervosa ao músculo. Eles são chamados de brotos. Assim, muitas células nervosas motoras acabam fornecendo várias vezes o número de fibras musculares que normalmente forneceriam.

 

Mecanismo da Síndrome Pós-Pólio: Wiechers e Hubbell propuseram que esses novos brotos não são indefinidamente estáveis ​​...  mas degeneram com o tempo devido a um fenômeno de "esforço excessivo" resultando mais uma vez em fibras musculares que não se contraem mais, o que um sobrevivente reconhece como uma nova fraqueza e perda de função!

 

Algumas palavras sobre definições...

Tecnicamente, a síndrome pós-pólio NÃO é a mesma condição que as sequelas pós-pólio / os efeitos tardios da pólio. A síndrome pós-pólio é geralmente considerada uma NOVA condição específica. Um diagnóstico de exclusão é usado para determinar se um paciente tem SPP. 

 

Isso significa que se for descoberto que um sobrevivente da poliomielite tem osteoartrite, por exemplo, esse é o diagnóstico - osteoartrite, não SPP. Vinte e cinco a quarenta por cento dos sobreviventes da pólio experimentam a síndrome pós-pólio (dependendo do estudo). Até 70% dos sobreviventes da poliomielite têm sequelas pós-poliomielite ou efeitos tardios da poliomielite.

 

Não fique preso na definição...

Condições de poliomielite existem junto com outras doenças. Portanto, é importante não se prender a definições, mas encorajar os sobreviventes da pólio e seus profissionais médicos a trabalharem juntos para encontrar as causas de qualquer sintoma e fornecer tratamento adequado para uma melhor Qualidade de Vida!

 

A Clínica RNA é especializada no tratamento de pacientes com SPP, entre em contato (11) 98123-0800 - WhatsApp!

 

Fonte: 

https://post-polio.org/education/what-is-post-polio-syndrome/